terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Conheça o rapper Olho Vivo


Olho Vivo é um rapper moçambicano que já está no mundo da música há bastante tempo e já fez parte de vários grupos de hip-hop a destacar: 

Foi membro fundador do agrupamento Banda Podre (de género Hip Hop) também constituído por Ivan o Terrível, e Ovelha Negra. Membro integrante do agrupamento Mercado Negro constituído por Ozi, Muzila e Uhuru the Prince.

Olho Vivo também foi membro fundador do estúdio “Kandonga” que lançou a primeira compilação intitulada “Atenção desminagem” que teve como grande apresentação o show de lançamento no Franco Moçambicano a 24 de Abril de 2004.

Olho Vivo foi assim que ficou conhecido pelos amigos em meados dos anos 90 apreciador inquestionável da musica rap iniciou a carreira ao lado de amigos que com ele voltaram para a pátria que os viu crescer (moçambique).

Depois de toda a infância passada em Portugal os três olho vivo ,Ivan o terrível e ovelha negra começar um projecto chamado banda podre com musica de carácter social a intenção do grupo foi expressar o que traziam no peito angustia de ver uma nação corrompida.

Como tantos outros artista neste pais as gravações tinham que ser feitas em estúdios alheios (alugados a hora) por assim dizer porque que na altura eram poucas as pessoas que tinha material para captação de voz e instrumentos, ouve um longo percurso ate criação do nosso primeiro estúdio em 2001 com nome de timintso, mais tarde com entrada de outros amigos.

Em 2002 deu iniciou ao Estúdio Kandonga que tinha como expropriatórios mercado negro (ozi, dario, muzila) e banda podre amigos nos ideais e presos a ideia de que para se progredir é preciso ser-se independente e fazer o trabalho sem pressões externas de qualquer tipo de forcas, e assim foi o aviao descolou para uma fase que trabalho era feito a vapor com trabalhos pessoais dos grupos integrantes e proprietários do estúdio e como de tantos outros talentos que apareciam para gravar, a cidade tava contagiada era um entra e sai no estúdio os rappers eram bons e não demorou ate que saiu uma compilação de nome atenção desminagem, imensos grupos diferentes mensagens diferentes flows e o resultado foi uma aderência espantosa no centro franco moçambicano, na data 24 de abril de 2004 um dia que de certeza tera ficado na memoria daqueles que amam a cultura hip hop porque para nos ficou cravado na mente, dai para frente tudo mudou com projectos, participações como o festival de agosto, power and the voice, em shows como 9 e 10 anos de hip hop time, à quinta no africa, coconuts e por ai em diante, volvidos vários anos olho vivo continua envolvido e abracado ao rap.

Em 2015 o rapper Olho Vivo abriu o seu estúdio denominado “Zua Produções” (que significa sol) em homenagem ao seu falecido sobrinho. A abertura do estúdio foi feita com o propósito de concluir o seu álbum a solo intitulado “O ENTEADO DA PÁTRIA”, que já encontra-se no mercado mesmo antes do seu lançamento oficial contendo 21 faixas musicais (incluindo alguns Skits).

Este álbum conta com a participação de rappers como: Viktor, Ozi, Lord Tarik, Hammas B, Kaximbo da Paz e Djaumic, para a produção das músicas Olho Vivo trabalhou com os seguintes produtores: WrongMind, Ivan o terrível aka fusivel, Ice Nel aka Fossil, Proofless, Voz Activa e Nico Slim.

Sem comentários:

Enviar um comentário