domingo, 24 de dezembro de 2017

Biografia de Dama do Bling


Ivânnea Mudanisse, nascida em Outubro de 1979 em Maputo, Moçambique popularmente conhecida como Dama do Bling, é uma cantora, empresária, filantrópica moçambicana.

Licenciada em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, nunca exerceu sua função pois sempre foi apaixonada pela música. No início da carreira juntamente com outros artistas moçambicanos, tais como, Lizha James, Valdemiro José, Marlene entre outros, destacou-se pela sua maneira extravagante e ousada de vestir e cantar, o que entrava em contraste com a cultura moçambicana.

A carreira inicia em 2005 com o apoio dos seus colegas e amigos, saiu o seu primeiro single "Haterz". A música, controversa na altura, tornou se um sucesso daí que, em 2006  seu  primeiro CD intitulado "Dama Do Bling", contendo dez faixas musicais com participações de músicos moçambicanos.

Vida Pessoal

Casou-se pela primeira vez com o também cantor moçambicano, Valdemiro José, os dois se separaram devido a uma suposta traição de Dama do Bling. Após ter sofrido um aborto espontâneo quase no fim da gravidez, ela decidiu se afastar por um tempo dos palcos.

Casou-se em segunda núpcias numa cerimónia civil e religiosa com o empresário Izdini Samamad, com quem tem dois filhos “Índia e Prince”.

Dama do Bling é irmã do cantor rapper moçambicano Hernâni da Silva, que também representa um ícone para a musica Moçambicana.

2007

Em Outubro de 2007 é nomeada em quatro categorias para Channel O Music Video Awards nas categorias de “ Melhor video femenino” , “ Melhor video da Africa Austral”, “ video do ano” e “melhor director de video”  onde ganha duas das categorias: “ Melhor video femenino” , “ Melhor video da Africa Austral”,

Nesse mesmo mês lança o seu segundo CD  intitulado “Chamadas para a Bling”, contendo 15 faixas musicais contendo o sucesso “Cala-te boca com participação de Azagaia.

Em Novembro de 2007 ganha um prémio Melhor Música atribuído pela Radio 99Fm, uma estação radiofónica mocambicana com a música  “ Chamadas para Bling”

2008

Em Fevereiro de 2008 faz o lançamento do seu website “www.damadobling.com” com variadíssima informação sobre a artistas pondo toda comunidade moçambicana  lusófona mais perto de si.

Em abril de 2008 lança sua primeira obra literária “ Diário de uma Irreverente” que
retrata a vida da artista.

Em Setembro é nomeada para os MTV Music Video Awards na categoria de “Melhor Vídeo femenino”  que teve lugar em Abuja, Nigéria onde conviveu com artistas africanos e norte americanos como Kelly Rowland, Flo-Rida e outros.

Em  Outubro de 2008 é convidada para fazer parte do projecto MTV e  SHELL  MAKING THE VIDEO, um projecto internacional que junta artistas de vários países africanos para criação de musica e vídeo clipe. Gravou com DJ Cleo e Blecksem dois conceituados músicos sul africanos a versão da musica “Wena Uthini”.

Novembro lança o seu terceiro CD “Hits de Verão” com uma variedade de ritmos entre o por rock, o rave e o hip hop, com participação de vários artistas moçambicanos.

2009

Em Março 2009 recebe uma menção honrosa da sua contribuição na cultura moçambicana pelo Município da Cidade de maputo na mãos do edil Eneias Comiche

Em Junho de 2009  é nomeada para o MMA (Mozambique  Music  Awards) nas categorias de “Melhor Rap” com a música Chamadas para a Bling, “Melhor Rock “ com a música Gimme Love e “Melhor Duo” com DJ Damost na música Foge, ganhando esta ultima categoria.

Nos meses de Junho a Agosto é apresentadora do Basket Show um programa juvenil desportivo que envolve escolas.

Em Outubro lança o seu quarto CD “Diferente mas Igual”  com  duas vertentes, uma de intervenção social e outra com ritmos mexidos com  participações de abel Laste, Sasha, Ras Haitrn, Jutty,Awaio dentre outros.

Dezembro faz uma turnê pela Namíbia actuando em duas províncias com artistas conceituados como Gazza, Gal Level, e o musico sul africano Mandoza.

2010

Em Abril de 2010 é nomeada para os Museke Online Video Awards nas categorias de “ Melhor Artista Feminina”, Melhor Hip Hop” e “ Melhor Colaboração Africana”  ganhando as três categorias.

Foi nomeada para o Channel O Music Video Awards na categoria de “Melhor Video da África Austral”, que teve lugar dia 04 em Sandton, Africa do Sul.

Foi nomeada  para o O2 African Music Award  na categoria de“Best Collaboration with Sasha” que teve lugar dia 15 de Outubro em Londres.

Foi nomeada para  Mozambique Music awards em 5 categorias “Melhor video do ano”, “Melhor albúm do ano”,  “ Melhor Hip Hop”, “  Melhor Colaboração feat Sasha”  que teve lugar dia 22 de Outubro em Maputo.

Foi nomeada para o Sound City Music Video Awards nas categorias de “ Melhor artista feminina” “ Melhor video”, “ Melhor coreografia” e “ Melhor edição em video” que teve lugar em Lagos, Nigéria.

E foi ainda nomeada para MTV Base Music Video Awards na categoria de “Melhor Lusofonia” com o "vídeo Moza Girl", que teve lugar em Lagos, Nigéria.

2011

Março 2011, ela lança seu segundo livro, dedicado às crianças e intitulada “Melissa arco-íris”.

Julho, ela foi indicada em MOAMAS - Museke on-line Music Awards Africano na categoria de melhor vídeo musical.

Setembro, ela foi indicada MMA (Moçambique Music Awards) e ganhou os prémios de:
  • Artista do Ano;
  • Canção do ano;
  • Artista mais popular.
Dezembro se 2011 a Abril de 2012 interrompe a carreira pela maternidade. 

2012

Abril, regressa aos palcos com um mega show ao lado da artista norte americana Keri Hilson, e de varias artistas nacionais.

Dezembro, actua num Mega show no Parque dos Continuadores ao lado de artistas nacionais e do conceituado músico americano Sean paul.

Dezembro, considerada uma das 10 melhores artistas de Africa de 2012 pela prestação no seu vídeo clipe “Champion”.

2013

Ela participa de uma sessão de vídeo ao lado do actor da serie CSI ator americano Gary Dourgan (Warrick Brown) em Portugal - Lisboa.
Participa em Lusotronics Festival, em Berlim - Alemanha, ao lado de artistas angolanos, brasileiros e alemãs.

Nomeada para Nea Awards - Nigéria para a categoria de "Melhor Vídeo do Sul", teve lugar nos EUA em Setembro.

Nomeada para Moçambique Music Awards em 3 categorias "Melhor Artista Feminina", "Most artista popular" e Melhor Vídeo Musical "
Também indicada para o Channel O Music Video Awards, na categoria "Most Gifted.

Lançou em Dezembro o seu 5º algum DEUSA na qual conta com a participação de Júlia Duarte, Cláudio Ismael, Dilon, Bruna Tatiana, e YPG.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário