sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Biografia de Sabotage


Sabotage (1973-2003) foi um rapper, compositor e ator brasileiro. Foi o personagem Fuinha do filme Carandiru.

Sabotage, nome artístico de Mauro Mateus dos Santos, nasceu na zona sul de São Paulo, no dia o3 de abril de 1973. Ainda jovem envolveu-se com o crime e o tráfico de drogas, na favela do Canão. Durante sua adolescência foi interno da antiga FEBEM.

O gosto pela música surgiu desde pequeno, quando andava com um caderno para escrever suas músicas. Entre os anos de 1988 e 1989 se inscreveu em concursos de rap. Participando de shows do grupo RZO (Rapaziada Zona Oeste), e após a gravação de vários clipes, Sabotage começou a se destacar no mundo da música. Em 2000 Sabotage gravou seu primeiro e único álbum de estúdio, “Rap é Compromisso”.

Sabotage atuou em dois filmes, “O Invasor”, onde participou da trilha sonora com cinco músicas, serviu de consultor sobre a cultura da periferia e atuou como ele mesmo. No filme “Carandiru”, Sabotage interpretou o personagem “Fuinha” e gravou uma das músicas da trilha sonora. Em 2002 recebeu o prêmio Hutúz (prêmio do hip hop brasileiro) na categoria revelação.
No dia 24 de janeiro de 2003, Sabotage foi assassinado com quatro tiros pelas costas, apesar de sua família afirmar que Sabotage estava longe da bandidagem a mais de dez anos. O rapper deixou mulher e três filhos.

Vida Social

Antes de ser cantor, era traficante na Zona Sul de São Paulo. Realizou sua primeira composição em 1985.

No final dos anos 80, ainda adolescente, participou de um concurso de rap no salão Zimbabwe, em São Paulo. Estavam presentes Mano Brown e Ice Blue, dos Racionais MC's, que ficaram entusiasmados com sua apresentação. Foi o impulso para iniciar sua carreira.

Suas músicas falam de violência policial, drogas, miséria e sempre fala da Zona Sul e favela do Canão onde nasceu e morava. Além de ser muito talentoso como cantor, atuou em três filmes: O Invasor, Carandiru e um documentário sobre sua vida, que leva seu nome.

Fez várias participações como na música "Dorobo" do BNegão; "Nem Tudo está Perdido" do Posse Mente Zulu, com Rappin' Hood; "Black Steel In the Hour of Chaos" com a banda Sepultura; com Helião, Sandrão, Negra Li, Negroutil, KL Jay em Piri-Pac; com Jacksom, Trilha Sonora do Gueto e Z'África Brasil em "Giria Criminal"; e com Charlie Brown Jr. em "Cantando Pro Santo", entre outras.

A Morte

Era manhã do dia 24 de janeiro de 2003, no bairro do Brooklin, Zona Sul de São Paulo, quando Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage, levou sua mulher, Maria Dalva da Rocha Viana, ao ponto de onibus. Na despedida, Sabotage disse à esposa que iria para o Fórum Social Mundial 2003 em Porto Alegre. Após entrar no carro, segundo testemunhas, fora abordado por um meliante, o qual disparou 4 vezes. Dois dos tiros atingiram sua coluna vertebral, enquanto outros dois atingiram sua mandíbula e sua cabeça. O rapper foi encontrado morto, ao lado de seu carro, às 5h50 da manhã. Além das balas disparadas, foi encontrado, ao seu lado, uma máscara preta. Ele chegou a ser reanimado por meia hora no Hospital São Paulo, mas devido ao estado considerado gravíssimo, não resistiu.

Discografia

Álbuns de estúdio

2000 - Rap É Compromisso!

2016 - Sabotage

Coletâneas

2002 - Trilha sonora do filme "O Invasor"

2003 - Uma Luz que Nunca Irá se Apagar

2008 - Rap É o Hino Que me Mantém Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário