terça-feira, 22 de agosto de 2017

Biografia de Hélder Leonel


Hélder Leonel é um locutor, Mestre de Cerimónias e artista HipHop. É membro do grupo Rappers Unit desde 1992, no qual tambem foi produtor musical. 

Iniciou-se em produção radiofónica por volta de 1995, fazendo assistência de produção do primeiro programa de rap em Moçambique (Hiphoptime), tendo mais tarde passado a ser o produtor e apresentador do mesmo até hoje. Enquanto membro dos Rappers Unit participou em Maputo no concerto do grupo Português Black Company e no ano seguinte apresentou seu primeiro concerto com os Rappers Unit no Centro Cultural Franco Moçambicano. Na mesma altura produziu vários spots publicitários sobre uso do preservativo e luta contra o HIV com o Musico Stewart Sukuma para PSI jeito. Produziu tambem spots publicitários com a Produções Conga e a Pangolim (Ogilvy) sobre o uso do preservativo e promoção da cerveja 2M respectivamente, tendo para efeito se dirigido para estúdios na Africa do Sul.

Em 1999 Hélder Leonel entra para Conga produções e passa a trabalhar como vendedor de Equipamentos de Som e instrumentos Musicais e CD´s. Entre o ano 2000 e 2005 passa a trabalhar na apresentação e contra regra de espetáculos nacionais e internacionais na Conga como o À Quinta no África no Cine Teatro Africa(Gito Baloi, Arão Litsuri, João Cabaço, Hortencio Langa, Ray Phiri, Kapa Dech, Roberto Chitsondzo, MC Roger e muitos outros). Ainda no âmbito dos shows "A quinta no África" da Produções Conga, Helder Leonel produziu o evento “Essência do HipHop”. Em Simultâneo Helder estava colaborando com várias produtoras em torno do Hiphop como foi o caso da G Pro nas sessões do Tchova, a Kandonga produções produtora de hip-hop periférico onde participou sob o pseudónimo Faceoculta com um tema “fúria das águas”. Na mesma época fazia parte da Track Records como produtor musical juntamente com DJ Beat Keepa, Trio Fam, Elex e Nelson Nhachungue e outros onde produziu e apresentou a primeira batalha hip-hop com transmissão directa na Rádio Cidade. Na mesma altura participou na Campanha "Sprite Street Basket" produzido pela DDB/Mind Space. Na Track Records produziu o tema “Noite de vingança” de Gina Pepa para o álbum Mixologia de DJ Beat Keepa/Track/vidisco. 

No ano de 2003 durante um mês participou entre varias actividades como membro do Hiphop Laranja/Movimento Humanista num Forum internacional na cidade de La Paz na Bolivia, assim como em encontros juvenis em torno do rap de intervenção social em São Paulo/Brasil, tendo visitado e intercambiado com Nino Brown e Marcelinho Banks, old school hiphoppers da Zulu Nation Brasileira em Diadema. Nesta Viagem para Bolivia e para Brasil teve contacto com os webmasters do site Bocada-Forte.com.br onde foi entrevistado para a radio "on line" Resistência Sonora. 

Em 2004 gravou a música “amor real” para uma virtual mixtape com participação de Xixel, musicas até aqui apenas com de divulgação radiofónica. Apartir de 2005 começa a produzir eventos em torno do hip-hop com a Track Records casos de Agosto Negro no Coconuts Live com participações de DRP, Denny OG, Elex, Trio Fam, Nelson Nhachungue, Preto. No mesmo ano realizou dois concertos no Cine Africa, o Show especial de independência onde foi apresentado o site khanimambohiphop.com, e a Festa de Prémios Hiphoptime onde participaram as DJs Sul Africanas Sistamatic e Uneek. Hélder Leonel tambem conhecido por Lil Brother H, DJ Malele ou Faceoculta passou a produzir e apresentar os programas radiofônicos Sabor Azul e Universo Cultural, o primeiro, um espaço de musica de base blues, afro, jazz e neosoul e o segundo uma revista cultural. Ao desvincular-se da Track Records em 2007, passa a produzir uma série de shows ao vivo com vista a dar espaço vertentes musicais em emergência. Seguiram-se o Aquario Soul um colectivo de afro, jazz e hip-hop com Miguel Xabindza, Nelma Npfumo e Bhaka, a seguir o XpoBeats, uma plataforma de exposição de produção instrumental HipHop. Estas Iniciativas tiveram o seu auge entre 2008 e 2009, altura em que tambem exerceu a função de produtor de eventos no Africa Bar. 

Em 2010 Helder entra para o Departamento de Comunicação e Imagem da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane exerce a função de Técnico de Comunicação. Dalí em diante envolve-se com elaboração de mecanismos de comunicação inter-sectorial e externa, assessoria de Imprensa, trabalha no protocolo e organização e divulgação de seminários, palestras e vários eventos extra-curriculares. Coordenou através da Secção de Artes e Desporto a realização de oficinas sobre Cinema e Literatura. Em Novembro de 2010 é convidado pelo Departamento de Sociologia da UEM, no âmbito da cadeira de sociologia da cultura a organizar e mediar uma Palestra sobre Hiphop intitulada “Cultura Hiphop: Analisando Práticas e Tendências” com participação de Xitiku Ni Mbaula, Simba e Dygo Boy(Ultimo Nivel/Magnézia). Ainda na UEM tem coordenou a realização Festival Dockanema e dos Ciclos de Cinema Italiano, Português, Espanhol e Europeu, assim como Painés de apresentação e discussão sobre instrumentos tradicionais, géneros musicais e plataformas de expressão artística. Na FLCS/UEM participou na oficina literária da edição em cartão da Obra “Babalaze a Outra Margem da Verdade” de Cremildo Baúle. Trabalhou na preparação e realização varias palestras e proferidas por docentes nacionais e estrangeiros entre as quais destaca-se o Sociólogo norte-americano Immanuel Wallerstein em Maputo, a propósito da semana Eduardo Mondlane em Junho de 2011. 

Em Janeiro de 2012 Coordenou o projecto Oficinagem, uma palataforma de workshops sobre MC (letras no contexto rap), a re-utilização de garrafas (preservação do meio ambiente). Em Março do mesmo ano participou num workshop “Music Around Africa”- “Media Planing” (Radiodifusão) no Goeth Institute South Africa em Johannesburg pela Deutch Welle Academy e Participou como MC, assessor de imprensa e diretor artístico do Festival Conexão HipHop produzido pela Balaio Cultura e Arte, uma produtora cultural Latino Africana ( Brasil – Moçambique). 

Em Junho de 2013 no âmbito dos 20 anos da Rádio Cidade Hélder Leonel produziu e realizou o Festival Clássico HipHoptime que realizou oficinas sobre o elemento MC, debates, palestras e um ciclo de cinema HipHop. Em Outubro do mesmo é nomeado e vence na categoria de Melhor Animador de Programas de Rádio pelo Mozambique Music Awards. Em Fevereiro de 2017 recebe o prémio carreira pela Rap All Star 2k16.

Actualmente é colaborador da Rádio Cidade onde produz e apresenta os programas Classico hiphop time, Recorte do dia e Sabor Azul e da FLCS/UEM para Secção de Comunicação e Imagem e Informática.

Prémios

2013 - Melhor Animador de Programas de Rádio - Mozambique Music Awards;

2013 - Diploma de Honra por Cometimento e Entrega às Causas da Rádio Cidade ao longo de 20 Anos;

2010 - Certificado pelos 35 anos de idade, a mesma idade da Radio Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário