Hermínio Chissano (Maputo, agosto de 1978) mais conhecido como Duas Caras é um rapper moçambicano.
Duas Caras, “Tio Duas”, ou Kara Kara Boss como é carinhosamente tratado pelos fans, é um dos mais conceituados rappers moçambicanos e dos Palops. Com mais de 10 anos nesta estrada do rap game, é uma referência nacional na matéria de “cuspir barras” por cima de beats.
Nasceu no bairro do Aeroporto, em Maputo, onde começou a droppar nos meados dos anos 90 num grupo de nome Rap Niggaz (algo parecido com os Wu Tang Clan, se tivermos em conta o número de membros). Influenciado por Jay Z, Jadakiss, Nas, Busta Rhymes, e Asmall, ganha visibilidade em 98 com freestyles no Clássico programa de rap moçambicano Hip Hop Time e também no não menos famoso “Vibe”.
No ano 2000, fruto das suas habilidades líricas, é convidado a participar no Projecto GPROFam (GPRO - Giants Produções), onde lado a lado com Djo e Sem Paus editam o primeiro e aclamado álbum de Hip Hop moçambicano, “Um Passo em Frente” (2004).
Depois de dois anos a percorrer o país do Rovuma ao Maputo, a cantar em recintos super lotados de jovens ávidos de ver de perto os rapazes do “País da Marrabenta”, de aclamações nacionais e internacionais, Duas Caras interrompe a sua ligação à GPRO(Fam).
Foram vários os motivos que levaram a cisão entre Duas Caras e a GPRO, mas quem na verdade sofreu com essa ruptura foram os fans do grupo (e do artista) e o Hip Hop moçambicano. Meses volvidos, Duas Caras junta-se ao projecto Extaka Zero onde adopta a alcunha de Xkopeta. Com N. Star e Jay Pee lança o álbum “Do Rovuma ao Maputo”, uma fusão de ritmos (vulgo pandza/dzukuta em Moçambique) com rap.
O CD é um sucesso (de vendas e espectáculos), porém, o Tio Duas “perdeu” alguma admiração por parte de alguns dos seus admiradores que o acusavam de ter traído o rap.
Em 2006 é anunciado o seu regresso a GPRO para satisfação dos fans, e o som de regresso “De volta a casa”, é cantado e entoado em todos os circuitos de rap.
Envolto em alguma polémica, lança “Sujo Sujo”, uma resposta a aqueles que o chamavam de traidor da camisola que sempre vestiu. Seguiram-se “Cú Gordo”, “Dzukupandza” ,“1º freestyle do ano” e “Presidência Aberta”, este último concebido para o projecto Gpro Mixtape.
O artista encontra-se neste momento a finalizar o seu 1º álbum a solo, tendo já lançado um som de avanço com o título “Kara Boss”. O CD sairá com o selo da GPRO e promete unir o melhor de Duas Caras em matéria de escrita/liricismo, dicção, flow e musicalidade, algo plenamente alcançável quando se trata de um artista de mão cheia e com muitos anos a destruir beats com rimas bem delineadas e cheias de poder.
Do Rovuma ao Maputo – Extaka Zero (2006)
111 Thondje MC – sem data prevista
Participações Em Álbuns
Compilação "Poesia Urbana Vol. 1" com a música “Geração Tv”(2004)
Participações Em Mixtapes
Gpro Mixtape com o tema “Presidência Aberta”(2009)
Mixtape de DJ Cruzfader com o tema “1º Freestyle do Ano”(2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário