Vida e obra de rapper Prodígio
Osvaldo Moniz A.k.A Prodígio (Pro2Da) também conhecido como Príncipe Da LS, MC de origem angolana, residente em Portugal e integrante do colectivo Força Suprema. Influenciado por "Boss Ac e Black Company" e rapper’s Norte Americanos como Notorious B.I.G, Nas e Jadakiss, Prodígio começou a escrever rimas aos 12anos de idade. Prodígio entra para o mundo do hip-hop em 2001 fascinado pelo grupo SNK, entra para Sn Gang (Força Suprema, Kid Mc'z e T.R) como membro dos T.R. com o fim dos T.R, Prodígio acaba por ser o único membro dos T.R a ficar na Sn Gang pela proximidade e laços criados com a Força Suprema. Ainda muito cedo, Prodígio começa a ser chamado de príncipe da L.S e filho Pródigo (dai o nome prodígio), pela capacidade de escrever músicas embora fosse tão novo, e pelo facto de ter uma relação de proximidade com NGA (Rei Da Ls).
Com objectivo de acabar os estudos, Prodígio acaba por imigrar para o Reino Unido mas não quebrando o laço com a Força Suprema, Prodígio da continuidade a carreira musical participando em vários trabalhos da SN Gang, como a saga do “Mic Em Fogo” (NGA), Duplo M (Masta), o mercado já não e vosso, as ruas, continuam nossas (Sn Gang), Coca Lírica (Sn Gang) entre muitos outros trabalhos...
Depois de concluir sua formação em Média e Cortes de Imagem, o Prodígio regressou a Portugal para dedicar totalmente a música com o grupo Força Suprema, desde ai lançou Mixtapes como: Um Pouco de Mim; Filho do Rei; Presente, Futuro; Pro-Evolution vol. 1 e 2; Lua. Que teve participação de alguns artistas sonantes no panorama nacional e internacional como a Agata, Richie Campabell, Trap a Holics, Matias Damásio entre outros…
Com estas Mixtapes o Prodígio solidificou sua carreira atingindo números históricos de download. Antes de lançar seu primeiro álbum a solo intitulado “Prodígios”
Neste mesmo ano 2015 lançou seu primeiro álbum a solo “Prodígios” em Angola atingindo vendas de 6000 cópias em 24horas, álbum com uma participação especial do carismático artista Paulo Flores. Conta também com participações do NGA, Landrick, Anna Joyce, Masta, Monsta, Deezy e Van Sophie. Produções ao cargo de: Ghetto Ace, Laton, Ksuno Beat, Gaia Beat, Dminor, Valdo Prods e Young Cleo.